Clicando nas opções abaixo você irá tirar todas suas dúvidas quanto as áreas de atuação da Psiquiatria e meu atendimento.
A saúde mental (ou sanidade mental) é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde não existe uma definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a "saúde mental" é definida.
Uma das definições considera que saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
O Psiquiatra é o profissional médico capacitado para diagnosticar problemas de ordem mental e somente com ele o tratamento pode ser feito à base de medicamentos. O Psiquiatra possui Graduação em Medicina e fez a Residência Médica em Psiquiatria. Portanto, são 9 (nove) anos, no mínimo, de dedicação ao estudo da saúde mental.
Os principais transtornos psiquiátricos que levam as pessoas a buscar tratamento psiquiátrico são: depressão, ansiedade, esquizofrenia, dependência química, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno bipolar de humor.
Por muitas vezes o portador de um transtorno mental não tem a consciência de estar doente, que seus sintomas estão interferindo significativamente em sua vida ou nos seus relacionamentos pessoais. Sendo necessário o convencimento dos familiares ou dos amigos para que o paciente procure ajuda e se consulte com um Psiquiatra.
O encaminhamento para o Psiquiatra pode ser dado também por um psicólogo, um psicanalista, um médico de outra especialidade, ou por outro profissional de saúde que detecta durante os seus atendimentos que a pessoa apresenta uma necessidade de avaliação psiquiátrica ou o uso de medicamentos para aliviar os sintomas como insônia, ansiedade, tristeza, irritabilidade, falta de apetite.
E ainda existe o preconceito ou medo de passar em consulta com um Psiquiatra e ser diagnosticado como 'louco'. Esse preconceito, por muitas vezes, compromete ainda mais a saúde mental, provoca o agravamento dos sintomas e consequentemente a necessidade do uso de medicamentos.
Todos os transtornos psiquiátricos possuem um 'sofrimento'. Mas quando procurar um Psiquiatra? A resposta: Quanto antes, melhor.
O tratamento psiquiátrico, realizado por mim, possui três tipos de avaliação: uma avaliação médica geral periodicamente, com exames de sangue, de imagens e avaliação da saúde física geral; uma avaliação do ponto de vista da Psicoterapia Psicodinâmica; e a avaliação psiquiátrica propriamente dita.
Dependendo das características psicológicas e psiquiátricas do paciente e visando um tratamento mais completo e com mais resolutividades, podem ser solicitados alguns acompanhamentos com outros profissionais de minha inteira confiança e com os quais trabalho em parceria. Estes profissionais atuam nas áreas de neuropsicologia, neurologia, psicologia, terapia de casal, orientação profissional, coaching e gerenciamento de carreira, acompanhante terapêutico, enfermagem, pedagogia, nutrição, psicomotricidade, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e educação física.
Nem sempre prescrevo medicamentos e o faço somente quando considero necessário, a menor dose possível, pelo menor tempo estabelecido para evitar recaídas e recorrência de sintomas. E muitos dos meus pacientes podem ser acompanhados somente por psicoterapia.
Em paciente grave e com alterações significativas do exame psíquico – risco de suicídio, agitação psicomotora, presença de delírios e alucinações, etc. – pode ser necessário a internação hospitalar, e poderei acompanhar o tratamento.
A Psiquiatria é a especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais:
- Transtornos do Humor (Depressão, Transtorno Afetivo Bipolar, Distimia, Depressão pós-parto, Luto)
- Esquizofrenia e Outros Transtornos Psicóticos
- Transtornos Ansiosos (Ansiedade, Fobias, Estresse Agudo e Pós-traumático, Transtorno de Pânico)
- Síndrome de Burnout
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
- Transtornos Alimentares (Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar)
- Transtornos do Impulso (tricotilomania, jogo patológico, compulsão sexual, compras compulsivas)
- Transtornos da Personalidade e do Comportamento
- Retardo mental
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos
- Transtornos Orgânicos (Doença de Alzheimer, Demência, etc.)
Além da Psiquiatria, também realizo atendimentos em Psicoterapia Psicodinâmica de meus pacientes.
OBS: Não realizo atendimentos para pacientes com quadro de Dependência Química (álcool, cocaína, crack e outras drogas).
Quando o paciente já está em acompanhamento com algum outro profissional da saúde mental, é imprescindível que eu tenha o contato do profissional e mantenha com este uma relação para possibilitar a discussão de caso e assim ajudar o paciente da melhor forma.
A duração da consulta é flexível e depende de cada paciente. De forma geral, a primeira consulta possui uma duração de 45 minutos a 1 (uma) hora, sendo um pouco mais longa para coletar as informações iniciais necessárias. As outras consultas possuem duração média de 30 minutos, se os pacientes estiverem estabilizados. Para os pacientes em psicoterapia o atendimento possui duração de 45 min.
Normalmente as consultas de psiquiatria são mais frequentes no início do tratamento e vão ficando mais espaçadas, conforme o paciente apresenta melhora. Uma média de um atendimento mensal nos primeiros 2 ou 3 meses, para então passar para um atendimento a cada 2 ou 3 meses, enquanto durar o acompanhamento.
As consultas de psicoterapia podem ocorrer quinzenalmente, semanalmente ou 2x por semana. Enfatizo que cada caso demanda uma atenção diferente e uma freqüência diferente, de acordo com a necessidade.
A relação entre médico e paciente deve ser de confiança e transparência, desta forma o atendimento será realizado de acordo com os direitos e deveres de cada um conforme a Resolução nº 1958/2010 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e, portanto, haverá a cobrança normal dos honorários.
Não. Só realizo atendimento de pacientes com idade superior de 16 anos.
Sim. Realizo atendimentos para os beneficiários da rede credenciada Capesaúde.
Emito relatórios, recibos e notas fiscais das consultas para reembolso para outros planos de saúde e para restituição pelo imposto de renda. Tais documentos devem ser solicitados em até 30 dias após a consulta.
.
Tenha um experiente Psiquiatra, Psicoterapeuta, atual Presidente da Associação Sergipana de Psiquiatria.
Nas minhas atividades atuais sou speaker de indústrias farmacêuticas e exerço a docência como Preceptor da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital de Beneficência de Cirurgia e Professor Voluntário do Internato em Saúde Mental do Curso de Medicina da Universidade de Sergipe. Tenho experiências como Professor Assistente da Universidade Tiradentes (Unit), Orientador Adjunto das atividades práticas da Liga de Saúde Mental – PSIC, além de Professor convidado e Palestrante em diversos cursos e eventos de Psiquiatria e de Saúde Mental em Sergipe e em outros estados do Brasil.
Entre em contato agora através do e-mail drantonioaragao@gmail.com e solicite a minha participação em seu evento.
Clínica Rabelo Saúde Integrada, na rua Ananias Azevedo 750, Bairro Salgado Filho, e o agendamento de consulta é feito através do (79) 3024-3774 | (79) 3023-5465.
O contato inicial, para maiores informações, deve ser feito através do (79) 3024-3774.
Favor entrar em contato através do e-mail drantonioaragao@gmail.com.